Roteiros didáticos para o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)
O projeto “Roteiros didáticos para o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)”, inserido nas ações desenvolvidas pelo NEPLAc (UFSC), teve início em 2024, a partir da observância da necessidade de desenvolvimento de materiais contextualizados à realidade das salas de aula de PLAc no curso de Português para Imigrantes e Refugiados oferecido pelo projeto Rodamundo.
O objetivo desses materiais é auxiliar os/as professores/as que atuam no curso no desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas. É importante destacar que, ao iniciarem as atividades docentes no curso, a maioria desses professores não possui experiência ou formação acadêmica para atuação em salas de aula de PLAc, cuja constituição é heterogênea em vários aspectos, como as línguas-culturas dos/as alunos/as e o nível de proficiência em português.
Com base nesse contexto de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento dos Roteiros Didáticos tem se estruturado a partir de três atividades interligadas:
(I) grupo de discussão entre docentes responsáveis pela mesma turma;
(II) grupo de reflexão interturmas, envolvendo o grupo completo de professores e;
(III) grupo de estudos, em que se costuram relações teórico-metodológicas por meio da reflexão sobre a prática e a discussão de conceitos como o de interculturalidade (Maher, 2007), translinguagem (Canagarajah, 2013), multilinguismo (Cavalcanti, 2010), dentre outros que se intercruzam no processo de elaboração de materiais multiníveis e multiculturais para o ensino de PLAc.


