Evento de formação debate como fazer divulgação científica no contexto do NEPLAc

Integrantes do NEPLAc com o Prof. Me. Vitor Hochsprung.
Encontros com o Prof. Me. Vitor Hochsprung levaram integrantes do NEPLAc – Núcleo de Português como Língua de Acolhimento – a refletirem sobre o papel da divulgação científica no âmbito do PLAc.
Nos dias 1º e 8 de outubro, o NEPLAc – Núcleo de Estudos de Português como Língua de Acolhimento promoveu uma formação muito especial com o Prof. Me. Vitor Hochsprung, mestre e doutorando em Linguística pela UFSC, sobre um tema essencial: a divulgação científica no contexto do PLAc – Português como Língua de Acolhimento. A atividade reuniu integrantes do NEPLAc em dois encontros realizados no Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).
Durante a formação, o professor conduziu reflexões sobre o que é divulgação científica, por que divulgar a ciência da linguagem e como levar o conhecimento científico e as discussões sobre o PLAc — Português como Língua de Acolhimento — para além dos muros da universidade.

No âmbito institucional, provocou o grupo a pensar como o NEPLAc pode dialogar com o público externo à academia e também entre estudantes, professores e pesquisadores, ampliando a compreensão sobre o tema dentro e fora do meio acadêmico, considerando diferentes espaços, formatos e ambientes virtuais para essa comunicação.
O professor apresentou ainda referências teóricas e práticas sobre o tema, entre elas o livro “Menu de Ideias: Como fazer divulgação científica nas novas mídias das universidades”, de Luciene Treulieb, trabalho orientado por Arquimedes Pessoni.
A formação também abordou as distinções entre comunicação científica e divulgação científica, e convidou os participantes a analisarem mitos ainda presentes no ensino de PLAc, como as ideias de que “Os migrantes precisam aprender português”, “existe um português correto” ou “multilinguismo dificulta a aprendizagem”.
O NEPLAc agradece ao Prof. Vitor Hochsprung pela partilha de saberes e a todas as pessoas participantes pela presença e pelas contribuições ao debate.


